sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A vida dominada pelo Espírito Santo

Agora a lei já não tem mais poder sobre nós. Deus sabendo que nossa natureza era fraca, enviou seu único filho, que veio na forma de nossa natureza pecaminosa para acabar com o pecado. Como homem Jesus era igual a todos nós, a diferença é que ele nunca pecou.

Deus fez isso para que as ordens justas da lei pudessem ser cumpridas, não por nossa vontade, mas pela obra do Espírito Santo que hoje habita em nós. Portanto os que andam segundo a carne vivem para as coisas da carne, mas os que buscam as coisas para o Espírito são para o Espírito. Para os que buscam a carne o caminho é a morte espiritual, e os que buscam o Espírito terão vida eterna. Os que são controlados pela carne, não conseguem agradar a Deus, pois não cumprem a lei em verdade. Mas se vivermos pelo Espírito o nosso corpo embora esteja morto pelo pecado, viverá pelo Espírito que habita em nós e assim seremos aceitos por Deus.

Então meus irmãos é nossa obrigação não vivermos pela carne, e se pelo Espírito matarmos as nossas ações pecaminosas, nós teremos vida eterna e no dia do juízo final ressuscitaremos e o nosso corpo será transformado para sermos parecidos com Cristo, e não é com o Cristo humano, é com o Cristo celeste, ou seja, teremos um corpo celeste. Em 1 Cor 15:50-52 diz: “ o que é de sangue e carne não farão parte do reino de Deus e o que é mortal não pode ter imortalidade. Escutem esse segredo, nem todos vamos morrer, mas todos seremos transformados, num abrir e fechar de olhos quando a ultima trombeta tocar.” Por isso não devemos nos preocupar com as coisas desse mundo que são mortais e passageiras, devemos é nos preparar para as coisas do céu que somos imortais e eternas, pois este mundo não vai durar muito.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O crescimento de quem nasce de novo

“SEJAM COMO CRIANCINHAS RECÉM-NASCIDAS, DESEJANDO SEMPRE O PURO LEITE ESPIRITUAL, PARA QUE, BEBENDO DELE, VOCÊS POSSAM CRESCER E SER SALVOS.” (1 Pedro 2:2)
(O leite é uma figura para as primeiras lições na fé cristã; aqui, leite se refere ao puro alimento espiritual que todos os cristãos precisam tomar sempre de novo. Trata-se da mensagem cristã que anuncia que o Senhor é bom.)

“ JESUS RESPONDEU: -EU AFIRMO AO SENHOR QUE ISTO É VERDADE: NINGUÉM PODE VER O REINO D EDEUS SE NÃO NASCER DE NOVO.
NICODEMOS PERGUNTOU: - COMO É QUE UM HOMEM VELHO PODE NASCER DE NOVO? SERÁ QUE ELE PODE VOLTAR PARA A BARRIGA DE SUA MÃE E NASCER OUTRAS VEZ?
JESUS DISSE: - NINGUÉM PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPIRITO SANTO. QUEM NASCE DE PAIS HUMANOS É UM SER DE NATUREZA HUMANA, QUEM NASCE DO ESPIRITO SANTO É UM SER ESPIRITUAL. (João 3:3-6)

Chama-se crescimento espiritual o processo pelo qual o homem pecador, após de converter a Deus, através da fé em Jesus, envereda pelo caminho da santificação, conforme o dizer de Pedro, para crescer “NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” ( 2 Pedro 3:18)

O novo nascimento é resultado de uma profunda experiência vivenciada pelo homem que inclui o arrependimento de pecados, o perdão de Deus e uma genuína conversão “PORÉM ALGUNS CRERAM NELE E O RECEBERAM, E A ESTES ELE DEU O DIREITO DE SE TORNAREM FILHOS DE DEUS. ELES NÃO SE TORNARAM FILHOS PELOS MEIOS NATURAIS, ISTO É, NÃO NASCERAM COM NASCEM OS FILHOS DE UM PAI HUMANO; O PRÓPRIO DEUS É QUEM FOI O PAI DELES. (Jo 1:13-13)

Só pode crescer espiritualmente quem é nascido de novo, porque só pode herdar Reino de Deus quem e tornar uma criança espiritual “JESUS CHAMOU UMA CRIANÇA, COLOCOU-A NA FRENTE DELES E DISSE: - EU AFIRMO A VOCÊS QUE ISTO É VERDADE: SE VOCÊS NÃO MUDAREM DE VIDA E NÃO FICAREM IGUAIS ÀS CRIANÇAS, NUNCA ENTRARÃO NO REINO DO CÉU” (Mateus 18:2-3).


O que quer dizer nascer de novo?

Esse novo nascimento é espiritual. A Bíblia é generosa em dar detalhes sobre a operação de resgate da humanidade e de sua aplicação na vida das pessoas.
Em primeiro lugar, seria atendida a tríade crime-culpa-castigo. A implacável pena de morte, instrumento de punição do pecado, teria de ser executada. Alguem teria que morrer ; ou o próprio transgressor, nesse caso, o homem pecador ou alguém tomando seu lugar “POIS O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, MAS O PRESENTE GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETENA, QUE TEMOS EM UNIÃO COM CRISTO, O NOSSO SENHOR” (Romanos 6:23)

1.1 A providência salvadora de Deus


Paulo afirma que "CRISTO MORREU POR NÓS QUANDO AINDA VIVÍAMOS NO PECADO” (ROMANOS 5:8).Outros textos apresentados na Bíblia esclarecem sobre a providência divina da salvação:

Em Efésios 2:8 “POIS PELA GRAÇA DE DEUS VOCÊS SÃO SALVOS POR MEIO DA FÉ. ISSO NÃO VEM DE VOCÊS, MAS É UM PRESENTE DADO POR DEUS”. Ai nós lemos que a salvação é um ato inteiramente de Deus, por meio de Sua graça, mas que requer de nós crença e apropriação;
 Em Romanos 10:9-10 encontramos que a salvação efetivada se o homem reconhecer e confessar o significado real da morte e da ressurreição de Jesus;
 Em Atos 3:19 “ PORTANTO, ARREPENDAM-SE E VOLTEM PARA DEUS, AFIM DE QUE ELE PERDOE OS PECADOS DE VOCÊS”, temos a ênfase de Pedro sobre a obrigatoriedade do arrependimento do pecadores e da conversão (com a devida confissão);
 A ação executiva do Espirito Santo é destacada em Romanos 8:2, quando lemos que “ A LEI DO ESPIRITO SANTO DE DEUS, QUE NOS TROUXE VIDA POR ESTARMOS UNIDOS COM CRISTO JESUS, LIVROU VOCÊ DA LEI DO PECADO E DA MORTE.”

2.2 Como acontece o novo nascimento


Chama-se novo nascimento a transformação produzida pelo Espírito Santo na personalidade humana através da fé em Jesus.
A conversão leva o novo crente à necessidade da santificação, pois o “bebê” espiritual precisa crescer. De fato, o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, mas ainda resta uma obra de aperfeiçoamento em nosso caráter, que é o que chamamos de santidade ou crescimento espiritual.

2.3 o que o novo nascimento não é

Novo nascimento não é um nascimento físico ou reencarnação. O que Jesus estava pondo em fofo era um nascimento interior, produzido por leis espirituais, que tem sua origem em Deus e que iria transportar o homem do seu estado pecaminoso para uma vida com Deus, algo que começa na terra e termina no céu “ANTIGAMENTE, POR TEREM DESOBEDECIDO A DEUS E POR TEREM COMETIDO PECADOS, VOCÊS ESTAVAM ESPIRITUALMENTE MORTOS. NAQUELE TEMPO VOCÊS SEGUIAM O MAU CAMINHO DESTE MUNDO E FAZIAM A VONTADE DAQUELE QUE GOVERNA OS PODERES ESPIRITUAIS DO ESPAÇO, O ESPÍRITO QUE AGORA CONTROLA OS QUE DESOBEDECEM A DEUS. DE FATO, TODOS NÓS ÉRAMOS COMO ELES E VIVÍAMOS DE ACORDO COM A NOSSA NATUREZA HUMANA, FAZENDO O QUE O NOSSO CORPO E A NOSSA MENTE QUERIAM. ASSIM, PORQUE SOMOS SERES HUMANOS COMO OS OUTROS, NÓS TAMBÉM ESTÁVAMOS DESTINADOS A SOFRER O CASTIGO DE DEUS. MAS A MISERICÓRDIA DE DEUS É MUITO GRANDE, E O SEU AMOR POR NÓS É TANTO, QUE, QUANDO ESTÁVAMOS ESPIRITUALMENTE MORTOS POR CAUSA DA NOSSA DESOBEDIÊNCIA, ELE NOS TROUXE PARA A VIDA QUE TEMOS EM UNIÃO COM CRISTO. PELA GRAÇA DE DEUS VOCÊS SÃO SALVOS” (Efésios 2:1-5).

Jesus enfatizou isso dizendo que quem viesse a nascer, de modo carnaval, continuaria na carne; mas, se alguém nascesse por meio de uma obra produzida no homem interior pelo Espirito Santo, esse sim, teria experimentado verdadeiramente o novo nascimento “QUEM NASCE DE PAIS HUMANOS É UM SER DE NATUREZA HUMANA; QUEM NASCE DO ESPÍRITO É UM SER DE NATUREZA ESPIRITUAL. POR ISSO NÃO FIQUE ADMIRADO PORQUE EU DISSE QUE TODOS VOCÊS PRECISAM NASCER DE NOVO. O VENTO SOPRA ONDE QUER, E OUVE-SE O BARULHO QUE ELE FAZ, MAS NÃO SE SABE DE ONDE ELE VEM, NEM PARA ONDE VAI. A MESMA COISA ACONTECE COM TODOS OS QUE NASCEM DO ESPÍRITO” (João 3:6-8).