quinta-feira, 15 de abril de 2010

Diferença entre o arrependimento e o remorso

Saiba reconhecer a diferença entre o arrependimento e o remorso


“A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO”

Mt 4:17 ( Desde então começou Jesus a pregar e a dizer : Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.)

Muitos de nós não crescemos na vida espiritual porque nunca compreendemos o verdadeiro significado de ARREPENDER-SE.

Outros, tiveram a compreensão, entretanto nunca tiveram coragem de praticar o ARREPENDIMENTO, de pagar o real preço do arrepender-se.

Muitos confundem ARREPENDIMENTO COM SIMPLES remorso, ou um LAMENTO por Ter feito algo errado.

Gostaria de ajudá-los a entender que ARREPENDER-SE vai muito mais do que sentir esta emoção parecida com tristeza ou lamentação por Ter pecado ou por Ter tomado uma decisão errada.

O filho pródigo, quando percebeu o seu erro, ou seu pecado, ele não ficou parado, curtindo a sua tristeza.

“O seu arrependimento produziu reflexão”.

“A reflexão produziu uma decisão”.

“A decisão produziu uma ação”.

A ação sempre produz resultados. O arrependimento é um acontecimento muito sério na vida de um discípulo de Jesus Cristo.
“O ARREPENDIMENTO É UM DOS PRIMEIROS PASSOS EM DIREÇÃO À SANTIFICAÇÃO”.

É um dos primeiros sinais, ou evidência da REGENERAÇÃO que ocorre na vida de quem nasceu de novo.

“O dicionário diz que arrepender-se é :

1º Sentir mágoa ou pesar por faltas ou erros cometidos.

2º Mudar de atitude, de procedimento, de parecer, voltar atrás.

Biblicamente falando, arrepender-se é uma mudança de atitude para com o pecado e uma mudança de atitude para com Deus.

O arrependimento é uma tremenda reviravolta porque afeta a totalidade da vida do pecador. O arrependimento é uma atitude para com o pecado. Quem se arrepende passa a odiar o pecado e a se afastar dele.

Ez 14:6 ( Portanto, dize à casa de Israel : Assim diz o Senhor Jeová: Convertei-vos e deixai os vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações ) ; 18:30(Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel . diz o Senhor Jeová; vinde e convertei-vos de todas as vossas transgressões , e a iniquidade não vos servirá de tropeço).

Quem se arrepende do pecado passa andar no caminho da retidão e da verdadeira santidade.

E passa a produzir FRUTOS DIGNOS DO ARREPENDIMENTO, como evidência de que essa mudança ocorreu em sua vida.

Jesus disse em Lc 3:8 (Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos de Abraão).

O Verdadeiro arrependimento leva o pecador assumir a sua culpa diante de Deus e diante do homens.

O filho pródigo disse: “... levantar-me-ei e irei Ter com meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho”.

A auto condenação é parte importante do processo de arrependimento. Em outras palavras quem se arrepende não fica tentando diluir o peso, culpando os outros por seu pecado. Ex. de Adão e Eva.

O verdadeiro pecador arrependido não fica achando justificativas para atentar o seu pecado. É Comum encontrar pessoas que vivem dizendo: - A carne é fraca – mas todo mundo faz.

O arrependimento deve produzir CONFISSÃO, TRISTEZA por machucar o coração de Deus. Deve produzir abandono do pecado e anseio, desejo de ficar livre dele.

Arrependimento é uma atitude que deve ser iniciativa do pecador, entretanto é também uma graça operada em nosso coração pelo poder persuasivo do Espírito Santo.

At. 11:18 (E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade, até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida).
De fato, o espírito Santo revela a nossa condição pecaminosa diante de Deus e nos faz dispostos a renunciar nosso estado de rebeldia contra Deus e sua autoridade.

- TODOS OS SERES HUMANOS, POR NATUREZA, DESDE O BERÇO, TENDEMOS PARA O PECADO.

A Bíblia fala: ”pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus”.

Nossa tendência é viver uma vida à parte de Deus, se possível longe dele. Queremos seguir o nosso próprio caminho. Queremos fazer as nossas próprias leis. Queremos ser Senhores de nós mesmos, donos do nosso próprio nariz.

“NOSSA TENDÊNCIA É DEIXAR-SE CONDUZIR POR OUTROS DEUSES”.

Muitos destes deuses não tem cara, não tem aparência, são deuses SUTIS que levantamos dentro de nós mesmos como a CULTURA, O BEM ESTAR, O STATUS, A VAIDADE, O DINHEIRO, OS PRAZERES DA CARNE.

Temos nos curvados diante deles. Temos concentrado nosso tempo e nossos esforços nesses deuses. E isto é uma blasfêmia. Isto é uma rebelião à soberania de Deus. Temos vivido diante de Deus de uma forma soberba, arrogante.

Para que haja arrependimento é preciso pedir ajuda, é preciso clamar para que o Espírito de Deus nos encha de amor por Deus e nos ajude arrepender.

Lc 13:5 – Jesus declara: “.. se não arrependerdes, todos igualmente perecereis”.

“Parece não haver lugar para qualquer especulação teológica, filosófica ou mesmo racional”.

Aqui Jesus deixa claro que o arrependimento é indispensável, imprescindível à SALVAÇÃO. Não basta CONFESSAR seu pecado. É preciso ARREPENDER-SE, abandona-lo, afastar-se dele, nutrir um certo ÓDIO PSICOLÓGICO por ele.

At. 17:30-31 (Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam. Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o diz mortos). Sem arrependimentos seremos julgados por Jesus.

Ganhar a vida eterna, não é apenas e tão somente aceitar o desafio de um apelo, freqüentar as reuniões de uma igreja, ler a bíblia, dar dízimo. É preciso entender a necessidade do arrependimento. Seguir a Jesus como seu discípulo, implica em mudança de vida.

É preciso andar em NOVIDADE de VIDA. Quem está em CRISTO tem que ser uma nova CRIATURA.

Depois que uma pessoa aceita a Cristo, ela não pode continuar a viver do mesmo jeito, é necessário se converter. É preciso mudar alguns hábitos, morrer o velho homem, abandonar velhas práticas pecaminosas, abandonar velhos amigos de pecado, abandonar velhos caminhos, velhos lugares.

Tem gente, que pouco ou nada mudou depois de aceitar a Jesus. Continua o mesmo. Continua praticando os mesmos pecados, continua com os mesmos vícios, continua com os mesmos pensamentos imorais, o seu namoro continua impuro, seu comportamento com a esposa e filhos é o mesmo.

“ONDE ESTÁ A NOVA CRIATURA TRANSFORMADA PELO PODER DO EVANGELHO, PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO?”

Onde estão as evidências de que de fato a pessoa considera Jesus seu Senhor?

Tenho muito medo de que o texto que vamos ler agora aconteça na vida de algumas pessoas que dizem que tem Jesus e o seguem. 2Pe 2:20-22 (Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz : O cão voltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada, ao espojadouro de lama).

DO QUE VAMOS ARREPENDER HOJE?
Pensamentos impuros, lucros desonestos, mentiras, ofensas, fofocas, maledicências, preguiça, vaidade, orgulho, inveja, bebedice, adultério, furtos, amargura, ódio, falta de perdão, gula, vida fraca de oração.


Com. Ev. Cristo Salva
Maringá – Paraná

Fonte:www.biblianet.com