domingo, 29 de novembro de 2009

Deus Nos Chamou para Santificação

1 TESSALONICENSES 4:1-12

CONTINUEM PROGREDINDO (4:1-2). Ao ouvir o evangelho de Cristo e ao recebê-lo como a palavra de Deus e não como a dos homens (veja 1 Tessalonicenses 2:13), os tessalonicenses aprenderam a maneira pela qual deviam viver e agradar a Deus (4:1). O evangelho revela "a justiça de Deus", ou seja, tudo aquilo que Deus julga necessário que saibamos, a fim de vivermos vidas que lhe sejam agradáveis e que levem à vida eterna (veja Romanos 1:16-17 " Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus. Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus."; 2 Pedro 1:3-4 " O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina."). Estes irmãos foram "inteirados" nas instruções do Senhor Jesus (4:2; veja Mateus 28:18-20), e precisavam continuar "progredindo cada vez mais" (4:1). A vida cristã não é o resultado do mero conhecimento da vontade de Deus, e sim da prática desta vontade (veja Tiago 1:22-25 "Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.").

DA SANTIDADE (4:3-8). O ensino do evangelho visa a vontade de Deus para nos santificar (4:3; veja 1 Pedro 2:4-5 “À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. “ , 9-10 “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam."). "Santificar" (e assim, "santo," "santidade," etc.) literalmente quer dizer "separar", e significa que Deus, pelo evangelho, separa do mundo para salvação as pessoas que lhe obedecem e vivem completamente dedicados a Ele (veja Hebreus 5:9 “E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.“; 2 Tessalonicenses 2:13-14” Irmãos, sempre devemos dar graças a Deus por vocês, a quem o Senhor ama. Pois Deus os escolheu como os primeiros a serem salvos pelo poder do Espírito Santo e pela fé que vocês têm na verdade, a fim de tornar vocês o seu povo dedicado a ele. Foi para isso que Deus os chamou, por meio do evangelho que anunciamos, a fim de que vocês tomem parte na glória do nosso Senhor Jesus Cristo. “; 1 Pedro 1:14-16). Quem é santo se disciplinará na vontade de Deus em todos os aspectos da sua vida, mas aqui Paulo fala explicitamente de santidade nas relações sexuais. A ordem de Deus é que o cristão não participe de prostituição, ou seja, relações sexuais antes de casar ou com quem não é seu cônjuge (4:3).

Estas não são meras recomendações de Paulo baseadas na ética ou na moralidade, e sim são mandamentos de Deus, visando a disciplina e a santidade do corpo e da mente, pois até "o desejo de lascívia" (lascívia segundo o Aurélio: libidinoso = Relativo ao prazer sexual ou que o sugere.) não cabe a pessoas que conhecem a Deus (4:4-5). O cristão se afastará da sensualidade do mundo, sabendo que Deus vai julgar toda impureza, quer seja pública, quer seja em particular (4:6-8; veja Hebreus 4:12-13 “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas”.).


DO AMOR FRATERNAL (4:9-12). Nunca é possível amar demais, e mesmo que os irmãos já fossem instruídos e estivessem fazendo bem na prática do amor fraternal, Paulo achou necessário exortá-los a progredir (4:9-10). Ele lhes deu exemplos de como aplicar o amor em suas vidas: vivendo sua própria vida de maneira que não perturbassem a outros (veja Romanos 12:17-18 “Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas., 13:13-14 “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. “), e trabalhando para suprir as suas necessidades e as de outras pessoas (veja Efésios 4:28), para que não viessem a ser um peso a ninguém (4:11-12).

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ADORAÇAO DE IDOLOS E OUTROS DEUSES

Segundo u Aurélio
í.do.lo

Substantivo masculino.
1.Estátua ou simples objeto cultuado como deus ou deusa.
2.Objeto em que se julga habitar um espírito, e por isso venerado.
3.Pessoa a quem se tributa respeito ou afeto excessivos.



Êxodo 20: 1-6
Deus falou, e foi isto o que ele disse:
Meu povo, eu, o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo.
- Não adore outros deuses; adore somente a mim.
- Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos.
Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações.


ÍsaiasOs que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados.
É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um deus.
Todos os que a adorarem serão humilhados. Os que fazem ídolos são apenas seres humanos; nada mais. Que eles se reúnam e se apresentem no tribunal! Ali ficarão apavorados e serão humilhados.
O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.
O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo.
O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer.
O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora.
Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: "Que fogo bom! Já me esquentei bem!"
Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: "Tu és o meu deus; salva-me!"
Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada.
O homem que faz imagens não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: "Ora, com metade dessa madeira eu fiz um fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira!"
Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: "Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma."


SO A UM INTERMEDIADOR: JESUS


João 14: 6
Jesus respondeu: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

1 Pedro 3:18
Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito,

ÚNICA PONTE QUE NOS LIGA A DEUS

Atos 16:31

Eles responderam: - Creia no Senhor Jesus e você será salvo - você e as pessoas da sua casa.



Amado, Foi por ti que Jesus morreu! Quando Cristo morreu na cruz por você, o véu que nos separava de Deus foi rasgado nesse momento e você passou a ter acesso direto a Deus, através de seu único intercessor que é Jesus Cristo!

Você é filho de Deus e amado por Ele, na se sinta menos que isso!
Deus te abençoe!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009


Força na fraqueza

Paulo fez uma afirmação difícil de entender, e mais difícil ainda de aplicar na nossa vida: "Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:10). Atrás dessas palavras enigmáticas encontramos algumas lições importantes e edificantes. Vamos procurar entender o que Paulo disse e como aplicar esse ensinamento quando enfrentamos dificuldades.

Paulo sofreu de algum espinho na carne

Ele disse: "E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi_me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim." (2 Coríntios 12:7-8).

Algumas pessoas gastam muito tempo especulando sobre o espinho na carne. O fato é que Paulo não revelou o que foi, e ninguém hoje sabe. O que importa não é a natureza do espinho, mas a maneira que Paulo o encarou. Observe estes fatos em 2 Coríntios 12:7-9: Œ Paulo reconheceu Satanás como a fonte do problema. Ele disse que o espinho era "mensageiro de Satanás". Por que Satanás mandaria um mensageiro a Paulo? Sabemos muito bem que o diabo quer a nossa ruína. Ele quer nos devorar como leão que ruge (1 Pedro 5:8). Na vida de Paulo, como na vida de bilhões de outras pessoas, Satanás usou o sofrimento para tentar derrotá-lo.  Deus usou aquele espinho e recusou tirá-lo da vida de Paulo. Aqui aprendemos uma coisa importante sobre os males da vida. Deus não causou o sofrimento no mundo, e ele não nos tenta (Tiago 1:13). Muitas vezes, ao invés de tirar os problemas das nossas vidas, ele os utiliza para o nosso bem. Deus amou Paulo, mas ele não o poupou de todo sofrimento. Jamais devemos interpretar problemas como sinais do desprezo de Deus. Ele pode usar calamidades para castigar os ímpios, mas, ele também permite tribulações na vida de seus filhos (Hebreus 12:5-11).

Como Deus usou o sofrimento de Paulo

Quando Deus recusou tirar o espinho da vida de Paulo, ele ofereceu esta explicação: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). A graça contradiz o merecer. Se Paulo, no passado, se julgou auto-suficiente, ele não continuou assim (veja Filipenses 3:4-11). Nas tribulações, ele aprendeu depender da graça do Senhor. Quando sentimos que temos tudo sob controle por causa da nossa própria capacidade, facilmente esquecemos de Deus. Nas horas de maior fraqueza, quando sentimos incapazes de resolver os nossos problemas sozinhos, tendemos a voltar para Deus e nos entregar à poderosa mão dele. Nossa inteligência não nos basta. Nossos recursos financeiros não nos bastam. Nossos amigos não conseguem preencher as nossas necessidades. A graça de Deus nos basta, e o poder dele se manifesta através da nossa fraqueza. É exatamente isso que Paulo entendeu: "De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:9).

Como Paulo usou seu próprio sofrimento

As palavras de Paulo em 2 Coríntios 12:10 são impressionantes, refletindo uma maturidade espiritual que poucos alcançam: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte." Ele sentia prazer no sofrimento! Será que nós sentimos a mesma coisa? É comum sentir pena de si, ou amargura, ou profunda depressão, mas sentir prazer? O comentário de Paulo não trata de alguma prática louca de autoflagelação, mas de sua capacidade de confiar plenamente no Senhor. Ele entendeu que o sofrimento nos oferece oportunidades para aproximar mais de Deus, e Paulo aproveitou tais oportunidades ao máximo. Da mesma forma que a pessoa que pratica ginástica ou musculação pode sentir prazer no esforço e sofrimento da malhação, visando os resultados em termos da saúde física, Paulo sentia prazer nas angústias da vida, tendo em vista os resultados de crescimento espiritual e do galardão eterno. Tiago falou a mesma coisa: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tiago 1:2-4).

Paulo explica seu prazer em dois sentidos: Œ "...por amor de Cristo". Quando Paulo admitiu sua própria incapacidade, ele deixou Cristo tomar conta da vida dele. Como Cristo morreu para nos dar vida, nosso velho homem morre para dar lugar para Jesus viver: "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20). Jesus aceitou a "fraqueza" da sua forma humana para se entregar por nós. É somente quando aceitamos a nossa própria inadequação que temos condições de nos entregar a Cristo.  "Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte". Quando Paulo confiou plenamente em Cristo, se esvaziando do orgulho e da idéia de ser autônomo, ele ganhou força bem maior. Cristo vivendo em Paulo era infinitamente mais forte do que Paulo sozinho.

Como nós usamos o sofrimento?

Considere as palavras que Paulo usa em 2 Coríntios 12:10. Como você reage aos mesmos desafios na sua vida? Paulo enfrentou:

Fraquezas. Você se sente incapaz de enfrentar algumas fraquezas (problemas, tentações vícios, etc.)? Essas fraquezas devem servir de convite para permitir Jesus reinar na sua vida.

Injúrias. Você foi maltratado ou ofendido por outros? O diabo quer usar suas injúrias como motivo de ódio, vingança e blasfêmia. Mas Deus quer que você fique forte, usando essas injúrias como oportunidade para crescer.

Necessidades. Você enfrenta grandes dificuldades financeiras? Não sabe como resolvê-las? Nada melhor que a fome para tornar o homem dependente de Deus. Jesus deu este desafio: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mateus 6:33-34). Pessoas que nunca conheceram a pobreza têm dificuldade em entender esse princípio. Quando temos geladeiras abastecidas e armários cheios de alimentos, é difícil imaginar a circunstância que Jesus descreve. Esse é, sem dúvida, um dos motivos que poucos ricos são convertidos a Cristo (1 Coríntios 1:26-29; Marcos 10:23-25).

Perseguições. Quando sofremos por causa de Cristo, é o momento de desistir ou de ficar mais firmes que nunca? Muitas pessoas egoístas justificam sua desistência porque não querem sofrer. Mas os discípulos verdadeiros imitam o exemplo dos cristãos hebreus: "Lembrai_vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando_vos co_participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.... Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hebreus 10:32-34,39). Falando de perseguições, devemos lembrar que fazem parte da vida do cristão. Paulo usou uma palavra bem abrangente para frisar esse fato: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12). Nenhum servo do Senhor tem imunidade da perseguição.

Angústias. A palavra usada aqui vem de uma raiz que descreve lugares estreitos ou apertados. Muitas pessoas sofrem de claustrofobia. Quando se encontram em lugares apertados e fechados sentem-se desesperadas. Espiritualmente, muitos reagem da mesma forma. Quando se vê em apuros, como você reage? Abandona os princípios de Deus e age de uma forma errada no desespero? A única saída é aceitar o fato que você é incapaz de sair do problema sozinho. Temos que reconhecer a necessidade da graça de Deus, para aceitar o resgate que ele nos oferece. "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).


Conclusão

Os servos do Senhor sofrem nessa vida. Enfrentamos perseguições, angústias,
fraquezas, necessidades, etc. Da mesma maneira que Deus recusou tirar o espinho de Paulo, ele pode deixar qualquer um de nós em circunstâncias difíceis e desagradáveis. Quando nos encontramos nessas situações, vamos ter a fé e a coragem que Paulo mostrou para aproveitar a oportunidade e crescer espiritualmente. Quando nos entregamos a Cristo, encontramos a graça e a força verdadeira.

Dennis Allan
http://www.estudosdabiblia.net/200041.htm

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Renunciando o seu "Eu" e buscando a santidade.

Então ele chamou a multidão juntamente com os discípulos e disse: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.

Muitos temem negar-se a si mesmo para servir a Jesus." Negar a si mesmo" esse é o ponto principal para Deus.
Conhecer,servir e viver para Jesus significa também renunciar o seu próprio eu por amor a Cristo.

Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:27

Renunciando o seu "Eu" e buscando a santidade.


Essa é a condição para estarmos em sua presença."Santidade" sem santidade não podemos manter contato com ele. Ele é Santo, santo, santo. Deus não quer um filho qualquer. Ele quer filhos santos. Filhos separados do mal, da falsidade, da mentira,de brigas e da falta de pureza.

Vós não podeis pertencer a Cristo Jesus a não ser que crucificais todas as suas paixões e desejos.

E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Gálatas 5:24


Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nosso pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça...
1 Pedro 2:24

O que é ser Santo (Parte 2)

Quando mencionamos a palavra santidade, muitas vezes o que nos vêm a mente, é algo muito difícil, que não conseguiremos nunca e achamos que só aqueles mais certinhos – quietinhos, calados ou que se vestem de modo santo – é que conseguem viver assim. Realmente, esta é a idéia que muitas pessoas tem de santidade, algo visto, contemplado exteriormente; porém a santidade começa no coração.

ISamuel 16:7. Entendendo a santificação: – Santificação é uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que nos torna cada vez mais livres do pecado e mais semelhantes a Cristo em nossa vida presente. Por exemplo: quando uma pessoa que falava mentira se arrepende, nessa área ela cresceu, conseqüentemente está sendo mais semelhante a Cristo. – Uma vez que nascemos de novo não podemos continuar pecando como um hábito ou como um padrão de vida (I J0 3:9). – A santificação é um alvo de modo cristão, a partir do momento que a pessoa aceita a Cristo (I Pe 1:16), o seu desejo é ser como seu mestre; Cristo é nosso referencial de vida. Através do exemplo, e das palavras, podemos ver que conseguimos vencer cada obstáculo que vem sobre as nossas vidas.

- A Bíblia diz em Rm 6:11, 14, que “o pecado não terá domínio sobre nós”, portanto não somos mais escravos do pecado, isto significa que nós cristãos por meio do auxilio do poder do Espírito Santo, temos poder para superar as tentações e seduções do pecado.

- A santidade é um processo na vida do cristão. Paulo diz, que por toda a nossa vida cristã, estaremos sendo aperfeiçoados. “Todos nós.. somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem”.(II Co 3:18). Gradualmente nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo, conforme avançamos na vida cristã.

- Santidade não é deixar de fazer, mas fazer conforme a palavra de Deus.

Motivos para a obediência a Deus na vida cristã:
1- O desejo de agradecer a Deus e de expressar nosso amor por ele. (JO 14:15).
2- A necessidade de manter uma consciência limpa diante de Deus.
3- O desejo de ser um “utensílio” para honra e glória de Deus. (II Tm2: 20-21)
4- Desejo de ver os incrédulos vindo a Cristo por terem observado nossa vida (I Pe3: 1-2)
5- O desejo de receber as bênçãos atuais de Deus sobre nossa vida e ministério.
6- Desejo de evitar o desprezar e a disciplina de Deus sobre nós.
7- Anseio por andar mais próximo de Deus (Mt 5:8).
8- Anseio de fazer o que Deus ordena, simplesmente porque Seus mandamentos são corretos e nos deleitamos em fazer o que é correto.

O que é ser Santo? (Parte 1)

Vejamos alguns conceitos do que é se Santo

Segundo o Aurélio: san.to
Adjetivo.
1.V. sagrado (2 e 3).
3.P. ext. Puro, inocente.
4.P. ext. Bondoso, virtuoso.
5.Útil, profícuo.
Substantivo masculino.
6.Rel. Indivíduo santo (2).
7.Imagem de santo (6).
8.P. ext. Homem bondoso, virtuoso.

Ser santo é ser separado

"Porque está escrito: Sede Santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:16).
Não é novidade para ninguém o fato de que Deus seja santo. Não somente isso, nas palavras dos serafins, o Senhor Deus dos exércitos é santo, santo, santo. Mas pode causar surpresa que Deus ordene aos de seu povo que sejam santos.
Se nossos olhos espirituais estiverem postos sobre nossa capacidade e devoção ao Senhor, então certamente afirmaremos que é totalmente impossível nos tornarmos santos. De fato, "para os homens é impossível, mas para Deus, não; porque todas as coisas são possíveis para Deus" (Mar. 10:27). É de fundamental importância perceber que a santificação de um pecador somente é possível "…porque eu o Senhor sou seu Deus ... Eu sou o Senhor que os santifico" (Lev. 20:7,8) e, além disso, "…a vontade de Deus é a vossa santificação" (1 Tes. 4:3a). Mas nossa incredulidade é um obstáculo concreto.

Em segundo lugar, é possível que tenhamos conceitos equivocados do que seja ser santo. Uma pessoa santa não é alguém que não peca. Enquanto vivemos neste corpo, na presente dispensação, não estaremos livres da presença do pecado e "se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1 Jo. 1:8). Os que amam ao Senhor odeiam o pecado, mas também pecam. Mas graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor, porque "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados, e nos limpar de toda maldade" (1 Jo. 1:9).


Buscando Vida e Santidade
Algumas vezes é necessário sermos lembrados de coisas que já sabemos. O apóstolo Pedro reconheceu este fato e escreveu sua segunda epístola com este propósito em mente (1:12-15). Referindo-se ao seu corpo como "um tabernáculo," uma morada temporária, ele previu sua morte próxima e desejou lembrar seus leitores da necessidade do crescimento espiritual.


Pedro começa sua segunda epístola observando o glorioso privilégio que foi dado aos cristãos. Através das preciosas promessas que Deus tem nos feito, podemos tornar-nos participantes da divina natureza, no sentido em que podemos ser santos como ele é santo, livres da corrupção do pecado (1:4). Deus chama os homens através do evangelho para participarem de sua própria glória e virtude (1:3; 2 Tessalonicenses 2:13-15). Através deste poder divino e nosso entendimento de sua revelação, Deus providenciou tudo o que o homem precisa para sua vida espiritual e santidade (1:3). O comentário de Pedro se harmoniza bem com a promessa de Jesus aos seus apóstolos que o Espírito Santo os guiaria em toda a verdade (João 16:13).

Em vista das providências que Deus tem tomado para abençoar-nos espiritualmente, qual deveria ser nossa resposta? Pedro observa que precisamos empenhar-nos com diligência para crescer em caráter, mencionando sete qualidades que devemos acrescentar a nossa fé (Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento, e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus., A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. 1:5-7). Se acrescentarmos estas qualidades, não seremos infrutíferos e poderemos confirmar nosso chamado e eleição por Deus (1:8,10). Por tal crescimento espiritual, podemos estar seguros de nossa entrada no próprio céu (1:11). O cristão que não se aplica em desenvolver estas qualidades é espiritualmente cego, tendo esquecido o quanto Deus já tem feito por ele no perdão dos seus pecados (1:9).

Pedro afirma que seu ensinamento a respeito do poder e da vinda do Senhor não derivou de fábulas que ele havia inventado, mas que era testemunha ocular da majestade de Cristo (1:16). Ele tinha em mente a ocasião quando Jesus foi transfigurado, um acontecimento ao qual ele esteve presente para testemunhar a glória do Senhor (1:17; Mateus l7:1-8). Em acréscimo ao testemunho ocular dos apóstolos, as profecias do Velho Testamento também afirmaram a glória e o poder do Senhor. Estas profecias não se originaram da vontade humana, antes os profetas falaram como foram movidos pelo Espirito Santo (1:19-21).

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A INFLUENCIA DO ESPIRITO SANTO

Muitos têm atacado o movimento pentecostal porque acham-no muito sentimentalista. Por outro lado, há os que se preocupa pela a falta de emoções. É glorioso que a palavra de Deus fala sobre tudo isso. Não há pergunta para a qual não tenhamos resposta se estivermos prontos a concordar com a Bíblia, pois ela tudo nos explica. É interessantíssimo ver e estudar estes fatos à luz da palavra de Deus. Existem os que acham que o verdadeiro cristianismo não deve influenciar os nossos ntimentos, pelo menos não em grau elevado; afirmam que devemos crer em Deus de tal maneira, que os nossos sentimentos não sejam influenciados. Também há os que dizem que a fé e a emoção são duas alternativas: na primeira a pessoa crê, e na segunda a pessoa sente, isto é, crendo não há necessidade de sentir e, sentindo, não há necessidade de crê. Mais a fé verdadeira não exclui as emoções. Assim podemos crer e nos emocionar também.

É mais certo afirmar que se cremos também emocionamos. É claro que a pessoa que experimenta uma coisa tão gloriosa como a salvação em Cristo deve também sentir essa salvação. Muitas vezes ficamos influenciados por coisas que são menos importantes na nossa vida. Não se critica uma pessoa que se emociona ao ver numa bela manha o sol nascer, ao contempla as folhas molhadas do orvalho, e ao ouvir o cântico dos pássaros nas arvores do bosque. Ninguém censura essa pessoa por se emocionar. E a pessoa sensível não pode deixar de comover-se. Ninguém acha que isso a prejudica, pelo o contrario, é uma ajuda a sua inspiração. Se alguém se emociona pela musica ou pela poesia, também não criticado, pelo o contrario, sabe-se que os que têm dotes para as artes demonstram frequentemente fortes sentimentos e emoções. Os músicos, os cantores os poetas tem dentro de si forças que influenciam os seus sentimentos. A inspiração desses artistas é profundamente tocannte e demonstrada a nós nas obras que produzem. Se o artista não der lugar aos seus sentimentos, não pode produzir grandes obras.

Essas pessoas tem todo direito de demonstrarem o que sentem nessas oportunidades, o que lhes produz inspiração, e ninguém reclama disso. Multidões vão ao teatro. E arte de representar é muito louvada, ainda nos nossos dias. Quando as pessoas se pintam, ou põem uma barba falsa, ou vestem-se com roupas de disfarces, imitando personagens tudo é considerado certo e digno de admiração. As pessoas que assistem às peças teatrais também se emocionam e ninguém as critica. Pensemos como gritam os assistentes e se convulsionam nos campos de futebol, e todos acham coisa natural. Por que então censurar as emoções dos crentes quando se alegram, não com coisas terrenas, mas com as celestiais?

Assim, parece-me que eu também tenha o direito de mostrar os meus sentimentos como um cristão. Quando tocado pela palavra de Deus, quero ter o direito de emocionar-me e, quando alegre e feliz pela minha salvação e a de outros, quero ter o direito de dar um “Aleluia!” e um “Gloria a Deus”, ainda que outros me ouçam e critiquem. Isso constitui um direito de filho de Deus. O crente é livre em expandir-se assim como se expandem os filhos deste mundo. É erro aceitar que o mundo tenha o direito de expressar seus sentimentos e os cristãos verdadeiros não o tenham.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O PEDIDO DE SALOMÃO A DEUS


"Dá-me pois agora sabedoria e conhecimento" 2 Crônicas 1.10a

Deus havia prometido o reino de Jerusalém a Salomão, e assim ocorreu, sucedendo a Davi, seu pai.

Salomão sabia que estava dentro do caminho de Deus para ele, se esforçou no seu reino, Deus era com ele e Deus o engrandeceu sobremaneira. (2 Crônicas 1.1)

O filho de Davi não tinha dúvidas dos sonhos de Deus a respeito dele. Sabia o que Deus esperava dele e esforçou-se em sua meta divina: ser rei.

A obediência às expectativas de Deus a nosso respeito tem como resultado a atração da presença divina para junto de nós e como resultado somos exaltados e engrandecidos por Ele nestas atribuições.

Quando obedecemos Deus vem para ficar conosco e nos levantar e foi o que Salomão fez. Não ficou com medo do irmão, rival ameaçador ao trono, e nem assumiu o seu posto de qualquer jeito: Salomão se esforçou para reinar para Deus e também reconheceu que era Deus quem o firmara como soberano do povo de Israel.

Como consequencia à sua obediência, esforço dentro do ministério que Deus lhe dera e fidelidade ao Pai, ele atraiu ao próprio Deus, que lhe apareceu perguntando-lhe o que queria que Ele lhe desse.

Como agiríamos se tivessemos o próprio Criador nos perguntando agora: "Pede o que queres que eu te dê."

O que haveria de fato no nosso coração? riquezas? bens? honra? a morte dos que nos odeiam? muitos dias de vida?

Não foi o que Deus encontrou ao sondar o coração de Salomão. Ele encontrou um pedido sincero de capacidades para levar a bom termo o seu reinado, ou seja, pediu dentro daquilo que Deus já havia prometido a ele através de Davi.

"Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?"

O pedido de Salomão a Deus estava de acordo com aquilo que Deus lhe comissionara a fazer e, assim, foi atendido. "E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que {está} na praia do mar." 1 Reis 4.29

Mas Deus sempre nos dá muito mais do que pedimos ou pensamos e com Salomão ocorreu o mesmo: Deus além de fazê-lo o homem mais sábio de todos os tempos, também o fez riquíssimo materialmente, com paz e habitava seguro!

Quando estamos empenhados em concretizar os sonhos de Deus para cada um de nós, Ele mesmo vê o nosso esforço, vem para estar ao nosso lado e nos exaltar, se há sinceridade de propósito no nosso coração.

É dentro deste cenário espiritual que Deus vem a nós e fala amorosamente: "Pede o que queres que eu te dê." porque Ele sabe que nosso pedido será exclusivamente para cumprirmos com êxito o que Ele nos comissiona a fazer e não para outras finalidades.

Minha oração é que você não tenha mais dúvidas dos sonhos que Deus tem a seu respeito. Que você saiba o que Deus espera de você e que esforce-se de todo o seu coração em sua meta divina.

Em Nome de Jesus.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DETERMINAÇÃO: UM ENSINAMENTO BÍBLICO QUE VAI MUDAR A SUA VIDA

Aprenda a determinar a sua bênção e receba tudo de bom que Deus já lhe preparou. Escutamos diversas vezes coisas do gênero “sou bom, faço o bem, ando corretamente, mas levo esta vida complicada” e o pior é que muitos respondem “essa é a vontade de Deus...”, mas será que Deus nos quer doentes, tristes, derrotados, na miséria?? Será que um pai quer isto para o seu filho?? Jesus disse em Mateus 7:11 que não: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?.” Muita gente boa, sincera e honesta está sofrendo porque está lhe faltando é o entendimento prático da palavra de Deus (“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6). O Evangelho encerra o poder de Deus e por isso não pode ser igualado às religiões porque é o poder de Deus em ação, curando, libertando, prosperando, dando felicidade plena e verdadeira a todas as pessoas, quer ela seja deste ou daquele credo religioso, ou isento de qualquer vínculo religioso. Jesus Cristo, a Palavra de Deus, é superior a qualquer uma das religiões instituídas pelos homens. Conheça mais sobre a sua caminhada com Deus. O Evangelho serve para nos levantar e revestir-nos de santidade, através do conhecimento daquilo que todos nós já somos e já temos há mais de 2.000 anos através de Jesus Cristo. O que é a determinação? Ela está descrita em João 14:13, na seguinte promessa do Senhor Jesus: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. Segundo os estudiosos do idioma grego, a palavra “pedirdes” está mal traduzida, deveria ter sido empregado o termo “determinardes”. Determinar é fixar, definir, estabelecer, ordenar, decretar, decidir uma situação desfavorável que você quer dar cabo. Determinar é exigir de quem ? Obviamente que não é de Deus, porque Ele já nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade. Tudo já é nosso. E o desejo mais profundo do Pai e que nos saiamos bem em todas as áreas de nossas vidas. Se você pede a cura a Deus está, no mínimo, 2008 anos atrasado, porque Jesus já levou na cruz do Calvário todas as nossas doenças e dores. O mesmo ocorre quando você fica pedindo a prosperidade, paz, equilíbrio familiar e sentimental, etc...TUDO ISTO, E MUITO MAIS, JESUS JÁ NOS CONCEDEU ! Portanto, determinar não é ordenar nada a Deus, porque Ele é o Senhor e já nos deu tudo, mas é exigir que o diabo tire de nós suas garras e desapareça de nossa vida, de nosso dinheiro, da nossa família, em O nome de Jesus! A palavra que o diabo não tem nada de bom para nos dar, tampouco é nosso amigo, ele só vem para matar, roubar e destruir (João 10:10). Onde houver algum problema, pode existir uma ação maligna. Para praticar a palavra de Deus e expulsar o mal é preciso dar a ordem em O nome de Jesus. O nome de Jesus é o nome que é sobre todo e qualquer nome que há. “Mas (Jesus) esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:7 a 11. O próprio Senhor Jesus nos deu o exemplo determinando a cura da sogra de Pedro. “Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os.” Marcos 1:29 a 31. Observe que nesta passagem Jesus dá uma bronca na febre (naquele mal que a afligia) e esta abandona a mulher. Logo após ela se levanta e segue vida normal. Será que nós podemos fazer o mesmo que Jesus fazia? Definitivamente sim: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” João 14:12 Determinar é ordenar ao mal que o está afligindo que saia da sua vida, em O nome de Jesus. Quando agimos assim, descobrimos que esse é o modo eficaz de fazer o inimigo obedecer-nos e sair com o seu mal. Quando ordenamos a saída do mal que nos está incomodando em O nome de Jesus, o poder de Deus entra em ação, realizamos aquilo que desejamos. A determinação coloca o poder de Deus em ação, liquidando todo o incômodo de vem nos afligindo. Parece simples e realmente é: ao agirmos por este método indicado na Palavra de Deus, não estamos somente obedecendo ao Senhor, mas também aprendemos, na prática, que essa estratégia realmente funciona. Ao determinar você realiza a obra de Deus. Agora que você sabe que é você quem determina, quem fixa os limites, quem diz o que terá ou não, pare de orar chorando, de se lamentar, suplicando que Deus, na Sua bondade, lembre-se de você. Comece a se alegrar na presença do Altíssimo. Ore, sim, não para mendigar a bênção, mas para agradecer por ela, para dizer ao Senhor quão feliz você se encontra ao saber que tudo o que você determinar Ele mesmo fará por você. Agora é como se Deus estivesse lhe mostrando as suas reais possibilidades nEle. É exatamente isto que Ele está fazendo. Você é de Deus, recriado em Cristo Jesus para o sucesso, para uma vida plena, para determinar o que quiser e vencer. Confesse: Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp 4.13). (*) Determinar é um desafio para quem crê. Se você determinar em o Nome de Jesus, você pode estar certo de que a sua ordem não falhará. As palavras de Jesus não poderão passar, ainda que o céu e a terra passem. Veja Mateus 24.35. Quando agimos sobre a Palavra de Jesus, podemos ter certeza da vitória. Por mais difícil e desanimadora que a situação possa parecer, usemos a nossa fé e soltemos a declaração do que cremos, determinando o que quisermos. Após termos determinado, podemos descansar, mesmo que os sintomas permaneçam e tudo pareça atestar que não conseguiremos. (*) Um outro exemplo de pessoa que determinou Na Bíblia encontramos inúmeros exemplos de pessoas que determinaram, se bem que talvez pouco conhecessem este termo, e foram bem sucedidas. Podemos destacar o caso do apóstolo Paulo na cidade de Listra: E estava assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado. Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou (At 14.8-10). Como podemos observar, Paulo não orou para que este cidadão fosse curado. Ele determinou a sua cura. (*) Não perca mais tempo: de nada adianta crer em Jesus, conhecer a Palavra e não colocar a sua fé em ação. Determine e vença!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

GUARDAR A PALAVRA DE DEUS É UM SANTO REMÉDIO QUE CURA A NOSSA VIDA



"Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos: guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo. " Provérbios 4.20-22

Ouça o que a palavra de Deus tem para lhe dizer hoje e não perca de vista o que recebeu da parte de Deus, pois é sempre algo mais valioso do que a jóia mais cara!

A palavra pregada é vida e saúde para nós! Ela é um remédio eficaz que cura qualquer dor!

Alegre-se, anime-se, receba a vida de Deus que vem todas as vezes em que você ouve atentamente a pregação!

Como você tem sido: Marta ou Maria? (Lucas 10.38-42)

A melhor parte para sair da ansiedade e da fadiga é parar para ouvir a Palavra, aos pés de Jesus, como fez Maria. Marta estava com a cabeça tão cheia e lotada de afazeres que perdeu o banquete dos céus.

Aquele que é inteligente e sábio dá atenção à Palavra e fica com a melhor parte, ou seja, aquela que o faz vencer qualquer problema.

Portanto, quando Jesus ensina, e Ele é a Palavra de Deus, dê atenção, porque ela prepara você para receber a bênção!

Maria representa o crente que tem amor e sede em ouvir a Palavra;
Marta espelha aqueles que só buscam a Jesus na hora da necessidade.

A hora da dificuldade chega, e para estas irmãs ocorreu e está descrito no capítulo 11 do Evangelho de João.

Compare as atitudes de ambas, frente a doença de seu irmão Lázaro:

Marta, a desatenta, no desespero, correu ao encontro de Jesus. Deve ter pensado que Jesus estava demorando e que isso acabou impedindo seu irmão de viver.

Maria, a atenta e fiel em todo o tempo, permaneceu em casa. Sabia que Jesus viria no tempo certo e que os judeus ali presentes para a consolarem não poderiam fazer nada, mas Jesus sim.

"Ouvindo pois Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro: Maria, porém, ficou assentada em casa." versículo 20

Marta achou que a bênção para seu irmão seria somente no último dia. Desligada, nem prestou atenção que Jesus estava dizendo que a bênção era ali, agora! (v. 23 e 24)

Eu e você nunca vamos morrer, somos eternos e escolhemos com quem queremos viver eternamente é agora! (v. 26)

O mais tremendo vem logo após o milagre de trazer Lázaro de volta a vida após quatro dias: os que tinham vindo a Maria (a atenta e não Marta), viram Jesus operando e creram nEle.

É a bênção da Palavra retida em Marta e passada àquelas pessoas que com ela estavam, mais o poder de Jesus em ação que trouxe o crer à tona! Aleluia !

Do mesmo jeito que Jesus reviveu Lázaro, sua bênção é agora, Jesus está fazendo uma coisa grandiosa na sua vida (e na minha também) AGORA!

Em Nome de Jesus!